O que é abertura de lente da câmera do celular? Por que é importante?

abertura de lente da câmera do celular

A abertura da lente da câmera do celular está cada vez mais alta em megapixels quando se trata das especificações das câmeras que os fabricantes de smartphones. Ela é um dos principais fatores que podem influenciar na qualidade de boas fotos, independente do ambiente.

Mesmo que a câmera do celular possua muitos megapixels, como os últimos celulares, a forma com que as lentes se comportam, tem um grande impacto final da captura das fotos, e na maioria das vezes, o consumidor não tem conhecimento sobre as siglas f/2.0 e f/1.7, que referem-se às lentes.

abertura de lente da câmera do celular

Conheça os Planos de Celular da TIM agora mesmo: MaisTim.com.br

Mas o que exatamente esses números significam? Neste artigo vamos entender o que é a abertura, como funciona e o qual a importância para a fotografia do seu smartphone.

O que é a abertura de lente da câmera do celular?

A “Abertura” refere-se à abertura entre a lente da câmera e o sensor de imagem. O tamanho desse buraco é o que determina a quantidade de luz que pode passar. Uma abertura pequena ou estreita deixa entrar muito menos luz, enquanto uma abertura grande ou larga deixa entrar mais luz.

Isso é útil não apenas porque você pode deixar entrar mais luz em condições de pouca luz, mas também porque você pode querer controlar a profundidade de campo da sua foto. Agora, caso você esteja um pouco trêmulo com a ideia de profundidade de campo, é realmente apenas uma maneira de descrever quanto da cena está em foco.

abertura de lente da câmera do celular

Quando você tem uma imagem com profundidade de campo rasa, isso significa que pouca parte da cena é nítida. Se for um retrato, o rosto do sujeito poderá estar focado, mas tudo atrás dele ficará suavemente desfocado.

Por outro lado, se você tiver uma imagem (como uma paisagem) com ampla profundidade de campo, tudo estará em foco, desde os pedregulhos em primeiro plano até as montanhas à distância.

Entendendo o tamanho da abertura de lente da câmera do celular

O tamanho de uma abertura da lente é descrito por seu número F, calculado usando a distância focal da lente até a abertura do diâmetro. Como tal, um número F maior refere-se a um orifício menor e, portanto, menos luz passando.

É por isso que os fabricantes de câmeras de smartphones se gabam de aberturas maiores, com números F menores. À medida que você avança pelas paradas f, f/2.4, f/2.0, f/1.9, f/1.7 e até f/1, existem mais aberturas do que a que listamos aqui, a abertura é reduzida pela metade (metade da quantidade de luz que passa) em cada parada. A última da lista é a que possui a taxa maior de entrada de luz.

O Galaxy S9, é o smartphone atualmente que possui a maior abertura de lente da câmera do celular do mercado, ganhando até de versões superiores da mesma linha. Para este aparelho, ele possui um recurso de abertura variável, onde é possível escolher entre f/1.5, para conseguir registros com uma qualidade maior em ambientes mais escuros, ou ainda f/2.4 para ambientes com uma iluminação mais favorável. 

Agora sabemos o que é a abertura e como os números funcionam, podemos começar a ver o que isso significa para a fotografia. Nas câmeras em que você pode alterar a abertura, isso permite que você controle criativamente coisas como a profundidade de campo (quanto da foto está em foco) e a velocidade do obturador em que você pode fotografar.

Qual a melhor forma para escolher a câmera do celular mais adequada para mim?

Primeiramente, é importante pensar no momento de escolher a abertura da lente da câmera do celular que está pensando em comprar, em como serão as situações de uso. Quais são os locais que você mais frequenta, os tipos de fotos que gosta de tirar, entre outros fatores.

Se uma parcela considerável das suas fotos foi tirada em ambientes internos, que tenha iluminação artificial e que seja fácil o controle, o ideal para você é uma abertura de câmera do celular menor, que seja possível controlar o foco e a luminosidade. Os resultados serão fotos com alta qualidade.

Agora, se as condições para que suas fotos sejam tiradas seja de pouca ou nenhuma iluminação, e adora registrar momentos em shows, a abertura maior é o ideal para o seu perfil. A lente incorreta, nesse tipo de situação, pode fazer com que suas fotos pareçam ter uma qualidade inferior ao que realmente tem.

A melhor alternativa é escolher um celular que tenha um sistema com câmera dupla, e que tenha um software de qualidade, para que ele seja o ideal para a compra.

Com esse tipo de câmera, detecta de forma automáticas as condições atuais de iluminação e consegue fazer algumas adaptações, que sejam necessárias, para que o clique saia perfeita. Assim, dessa forma, você consegue resultados excelentes, tanto com fotos tiradas durante o dia em um passeio no parque, ou durante a noite em um show do seu artista preferido.

Written by